Nadiane Smaha Kruk
Escritora, Engenheira Civil, Especialista em Recursos Hídricos
Escritora, Engenheira Civil, Especialista em Recursos Hídricos
Natural de Curitiba, graduada em Engenharia Civil com mestrado e doutorado na área de Recursos Hídricos. Até 2015, trabalhei como professora no Instituto Tecnológico de Aeronática (ITA), escola de referência no ensino de engenharia no Brasil. Desde 2015 moro na Alemanha, onde tive a oportunidade de trabalhar na Universidade Técnica de Hamburgo (TUHH) como pesquisadora.
Resolvi migrar para a área de literatura não científica depois do choque cultural enfrentado com a mudança de país. Mais do que isso, o divisor de águas da minha carreira se deu por eu acreditar que a minha experiência como mãe e profissional em duas sociedades tão distintas possa contribuir para uma quebra de paradigmas em prol de uma sociedade mais saudável e justa, com um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e verdadeira equidade de gênero.
A autora conta sua trajetória e experiência de mãe e profissional no Brasil e na Alemanha, apresentando os prós e contras dos modelos sociais adotados nesses países. Fundamentada em uma extensa pesquisa bibliográfica, suas impressões e inquietações são ratificadas por diversas publicações. Nadiane compartilha sentimentos de culpa, exaustão e frustração profissional, os quais atingem grande parte daqueles que desejam exercer uma parentalidade responsável e consciente, enquanto batalham para manter suas carreiras profissionais. Sua pesquisa mostra que a conta não fecha e o tão sonhado equilíbrio vida-trabalho passa a ser apenas uma falácia, principalmente, para as mulheres que ainda são responsáveis pela maior parte das tarefas domésticas e do cuidado com os filhos. Os dados apontam que esse desequilíbrio não está limitado às fronteiras do Brasil e da Alemanha, mas espraiado em diversos outros países, tornando a causa um problema global. Um modelo vanguardista é proposto em prol de um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e de uma sociedade mais saudável e justa, com verdadeira equidade de gênero. É um livro que incita o debate e a quebra de paradigmas.
@proposta30horas
Conferência Ethos 2021
Bate-papo com Carla Scheidegger, sócia fundadora do Carlotas Deutschland, uma empresa com propósito social, que promove a empatia, diversidade e respeito.
“30 horas” na lista seleta de livros recomendados pelo site do www.batatolandia.de:
Entrevista com Celso e Larissa do site www.batatolandia.de:
Lives do Projeto Mães & Carreira Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Frankfurt
Em qualquer site da Amazon! Procure no mais perto de onde você mora!
Nos formatos kindle e impresso.
Copyright @2020 Nadiane Smaha Kruk